Um alerta lançado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal visa deixar os pais atentos sobre os riscos de balançar crianças sem algum tipo de proteção. O problema conhecido como “síndrome do bebê sacudido” pode causar lesões em tecidos cerebrais e deixá-los com sequelas.
É um problema comum entre bebês de até 1 ano e mais frequente entre 5 e 9 meses. A origem pode ser por episódios de violência ou até por brincadeiras, como jogar o bebê para o alto ou fazer a cabeça pender para frente e para trás. Em casos mais graves, os sintomas imediatos incluem vômitos, perda de consciência, sonolência e convulsões. Futuramente, pode causar déficit de aprendizado.
Além das lesões cerebrais, especialistas afirmam que sacudir o bebê pode causar lesões na região cervical da coluna, podendo levar à paralisia. No caso de suspeita, o bebê deve ser levado ao médico e avaliado o mais rápido possível.
O risco existe porque o crânio do bebê tem mais líquido cefalorraquidiano, ou seja, um fluido que fica entre a caixa óssea e o cérebro. Quando sacudido, o cérebro fica flutuando na caixa craniana. Este movimento pode causar o rompimento de vasos sanguíneos, pois são mais frágeis do que os dos adultos.
A Central da Saúde realiza atendimento de fisioterapia para bebês. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Saúde, entre em contato conosco.