Devido à má circulação ou à fadiga, a cãibra pode ocorrer tanto com o corpo em repouso quanto em atividade física. Esse incômodo é bastante comum em atletas ou pessoas que praticam exercícios físicos com frequência, pois os indivíduos perdem muito líquido e sódio, o que acaba tornando os músculos sensíveis e favoráveis a sentir cãibras.
Para evitar esse incomodo, é preciso tomar alguns cuidados durante o dia a dia, tais como alimentação, alongamentos e hidratação do corpo. Quando a cãibra acontece é importante esticar o membro afetado e massagear o músculo contraído, já que isso ajuda a circulação sanguínea do local e alivia a dor.
Além disso, existem diversos métodos caseiros que auxiliam a pessoa que sofre frequentemente de cãibra. Confira três receitas:
RECEITA 1
Ingredientes:
- 2 bananas sem casca;
- 2 colheres de sopa de aveia;
- 1/2 litro de água;
- Mel a gosto.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois beba dois copos de 200ml por dia.
RECEITA 2
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de morangos;
- 1 banana sem casca;
- 1 colher de sopa de castanhas ou nozes;
- 300ml de água.
Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e adoce como preferir. Beba um copo de 200ml por dia.
RECEITA 3
Ingredientes:
- 1 colher de café de mel;
- 1 uma colher de café de vinagre de maçã;
- 1 colher de sopa de lactato de cálcio;
- 100ml de água.
Modo de preparo: Junte todos os ingredientes e mecha em um copo, se preferir use o liquidificador. É indicado beber a vitamina uma vez ao dia.
Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.
A Central da Saúde realiza tratamentos em domicílio para diversos pacientes que precisam de um Fisioterapeuta, sem que o paciente tenha que se deslocar até uma clínica, evitando longas viagens e situações desconfortantes.