Em todo início de ano letivo nas escolas, os pais se perguntam: Qual a quantidade de peso ideal que meu filho pode carregar na mochila? Como as mochilas devem ser usadas para não causar danos na coluna do meu filho?
O Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) órgão do Ministério da Saúde, alerta e recomenda:
– O peso das mochilas escolares não deve exceder 10% do peso corporal do aluno;
– Crianças ou adolescentes que carregam muito peso correm o risco de sentir dores nas costas, ficarem com uma postura incorreta e consequentemente, desvios na coluna vertebral;
– A mochila deve ser carregada nos dois ombros para que a carga fique distribuída na região central do corpo.
A sobrecarga de peso nas mochilas pode causar lesões na coluna, ombros e pernas. Se as crianças começarem a queixar-se de dores, é um sinal de que estão com algum problema na coluna ou em outra região.
Algumas dicas de cuidados simples que podem ajudar a não causar danos nas colunas dos filhos e deixar os pais mais tranquilos:
– As alças da mochila devem ser largas, acolchoadas e posicionadas próximas ao pescoço;
– Se estiverem com mochila nas costas, devem dobrar os joelhos para abaixar e não se inclinar dobrando as costas;
– A sacola tem que ficar 5 cm acima da altura da cintura da criança ou adolescente;
– A escolha de uma mochila leve é muito importante (vazia não pode pesar mais que meio quilo);
– O mais ideal é usar mochila com rodinhas;
– Modelos de uma alça só ou carregar mochila apenas por uma alça, pode ser muito prejudicial;
– Carregar sempre os materiais mais necessários.
É muito importante também, não só devido ao uso de mochilas pesadas, praticar exercícios físicos, pois ajuda no fortalecimento de ossos e músculos. Ir ao médico com uma certa frequencia é essencial, porque somente um profissional detecta se a pessoa está com alguma lesão ou com um desvio de postura.
A Fisioterapia Ortopédica auxilia no fortalecimento dos músculos e ossos para que os estudantes não sintam dores quando estiverem carregando somente o necessário nas mochilas. São aplicados alongamentos e exercícios adequados para cada paciente. O fisioterapeuta trata ou melhora casos de escoliose, hipercifose, lordose entre outras doenças que podem derivar do mau uso de mochilas, aplicando exercícios de Reeducação Postural Global (RPG) que tem o objetivo de corrigir vícios de postura.
A Central da Saúde realiza atendimento em pacientes que apresentam desvios na coluna. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Saúde, entre em contato conosco.