A osteocondrite – ou osteocondrose – é uma doença rara que ocorre quando uma quantidade de osso e sua cartilagem perdem seu fornecimento de sangue. Os cotovelos e joelhos são as partes mais afetadas e geralmente essa doença afeta os homens jovens que praticam algum exercício físico. Os sintomas mais comuns são:
– Dor nas articulações;
– Rigidez;
– Inchaço;
– Edema;
– Fraqueza;
– Bloqueio da articulação.
Na maior parte das vezes as causas não são conhecidas. Em alguns casos o que leva à lesão são fortes impactos ou perturbações do crescimento (crianças que patricam atividades esportivas durante o crescimento).
O diagnóstico é feito quando uma pessoa não consegue esticar o membro completamente, ocorre um bloqueio e, a cartilagem e o osso soltos ou moles ficam comprimidos. Para ser confirmado o diagnóstico, o médico solicita uma ressonância magnética ou artroressonância.
Não há um tratamento específico, nos jovens a osteocondrite pode se corrigir espontaneamente, desde que as atividades físicas sejam reduzidas ou interrompidas totalmente. O tratamento conservador requer descanso, uso de muletas, imobilizadores, anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia. A cirurgia artroscópica também pode ser realizada, o especialista removerá a cartilagem solta e o tecido ósseo da articulação será estimulado.
A Fisioterapia Ortopédica atua no tratamento conservador e pós-cirúrgico. São aplicados exercícios de recuperação e de força, e alongamentos para que o paciente possa voltar aos poucos às suas atividades e recuperar sua qualidade de vida.
A Central da Saúde possui uma equipe de profissionais especializados que realizam atendimento em pessoas com osteocondrite. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Saúde, entre em contato conosco.