Em junho de 2012, o tenista Rafael Nadal ficou sem condições para competir e fora das Olímpiadas devido a uma lesão que sofreu no joelho chamada Síndrome de Hoffa. Quando o mesmo foi a público falar sobre a lesão, disse que não era grave. O espanhol voltou a treinar em quadra 5 meses após a contusão e retornou às competições em dezembro de 2012.
A Síndrome de Hoffa é uma lesão pouco conhecida que atinge diversos atletas, é uma inflamação na gordura de Hoffa – ou gordura infrapatelar – que se localiza entre o tendão patelar do joelho e o fêmur, e atrás da patela (Veja a imagem ao lado). Ela ajuda na movimentação do joelho e participa da nutrição e reparação das articulações. A síndrome acontece quando uma inflamação faz a gordura aumentar, sofrer hemorragias e fibrose.
Quando o atleta movimenta o joelho de forma inadequada, com movimentos de rotação excessivos, e contrai de forma errada o músculo anterior da coxa, aparecem microlesões no tecido gorduroso.
O tratamento é feito a base de anti-inflamatórios prescritos pelo médico. A fisioterapia deve ser iniciada imediatamente após a inflamação ser controlada.
A Fisioterapia Ortopédica em casos de Síndrome de Hoffa é trabalhada a partir do controle da hipertensão do joelho. O profissional aplica exercícios funcionais que estabilizam as articulações e fortalecem a musculatura do quadril, essa musculatura contribui com o alinhamento do joelho. Também coloca bandagens funcionais no paciente para alinhar a patela.
A Central da Saúde realiza atendimento em pacientes que sofreram Síndrome de Hoffa. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Saúde, entre em contato conosco.