Dores nas costas e/ou na região lombar, formigamentos e dormências nas pernas sentidas ao longo do dia, podem ser consideradas como um simples incômodo, mas é preciso estar atento a esses sinais, pois são sintomas semelhantes aos de uma hérnia de disco. Atualmente, a doença atinge grande parte dos trabalhadores no Brasil.
A hérnia de disco é diagnosticada quando um dos discos (imagem abaixo) – que tem como função natural proteger os ossos da coluna vertebral – passa por desgastes ou é deslocado, e acabam atingindo os nervos, sendo essa a razão pelas dores. São fatores determinantes para a formação de uma hérnia de disco:
– Permanecer muito tempo na mesma postura;
– Excesso de exercícios físicos;
– Envelhecimento (mais frequente na faixa etária entre os 30 e 50 anos);
– Carregamento de peso;
– Movimentos repetitivos;
– Obesidade;
– Sedentarismo.
A hérnia de disco pode provocar dores que variam em seu grau de intensidade, podendo ser classificada entre uma dor leve, moderada ou forte, e até pode dificultar os movimentos rotineiros de quem está com o problema. As dores podem atingir a coluna, as pernas, coxa, e/ou os braços. Além disso, alguns fatores são constatados quando existe a instalação de uma hérnia de disco:
– Perda da força muscular;
– Fraqueza;
– Dormência;
– Formigamentos;
– Fisgadas.
Os fisioterapeutas da Central da Saúde indicam que, para evitar o desenvolvimento de uma hérnia de disco, é preciso manter uma rotina saudável, evitar o uso de cigarro e do álcool, além de não exagerar nos exercícios físicos, manter a postura correta e buscar não sobrecarregar o corpo ao carregar muito peso. A fisioterapia aplica exercícios com o objetivo de aliviar as dores e prevenir a formação de uma hérnia de disco.
Atendemos pacientes com hérnia de disco através da fisioterapia ortopédica que aplicará em seu tratamento massagens, alongamentos e exercícios para cada paciente, como também, poderá receber tratamento pela acupuntura. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Saúde, entre em contato conosco.