O Torcicolo é uma contração involuntária dos músculos do pescoço, que causa dor de um lado da região e dificuldades para mexer a cabeça, que geralmente fica inclinada para um lado. Essa dor faz com que o paciente sinta dificuldades em executar tarefas simples do seu dia a dia.
As causas dessa síndrome não são exatamente conhecidas pelos médicos, geralmente são diagnosticadas por má postura ou dormir de forma errada, mas sabe-se que este problema acontece após um traumatismo na coluna cervical ou nos músculos do pescoço. O torcicolo pode estar associado também a infecções na área da cabeça, como hipertireoidismo, disquinésias tardias, infecções do sistema nervoso e até tumores no pescoço.
Pode atingir pessoas de todas as idades, mas as dores na região do pescoço são mais comuns em pessoas entre 30 e 60 anos, histórico familiar, uso de drogas e traumas na região também influenciam no desenvolvimento do torcicolo. As mulheres possuem mais tendência a terem o problema do que os homens.
Os principais sintomas são a limitação do movimento da cabeça, tremor na região, dor de cabeça, inchaço nos músculos do pescoço, ombro mais alto de um lado do corpo, dores e rigidez dos músculos do pescoço.
O tratamento pode envolver desde analgésicos até exercícios físicos. A Fisioterapia é de extrema importância, pois ela é responsável por uma série de exercícios com efeito nos músculos, fazendo com que eles sejam relaxados e fortalecidos, além de atividades como alongamento, massagens na região, melhoramento na postura e descompressão de raízes nervosas, devolvendo o movimento de todo o pescoço e a cabeça.
A Central da Saúde realiza atendimento a domicílio em diversos pacientes que sofrem de torcicolo.