Tendinite de Aquiles – ou Tendinite do Calcâneo – é a lesão e inchaço do tendão de Aquiles (tendão que liga os músculos da panturrilha, o gastrocnêmio e o sóleo, ao calcanhar – veja na imagem ao lado). Esses músculos geram a força necessária para empurrar com o pé ou ficar na ponta do pé e são importantes na hora da caminhada.
O tendão de Aquiles pode inflamar depois do uso excessivo ou artrite, mas a inflamação pode se associar também a um trauma ou infecção.
A tendinite de Aquiles é comum em jovens e atletas praticantes de caminhada e/ou corrida ou que praticam esportes que exijam pulos, como o basquetebol e o voleibol, fazendo o tendão de Aquiles receber muito estresse. A tendinite que aparece com a artrite, é mais comum em idosos.
Os sintomas são:
– Dor no calcanhar;
– Dor ao andar ou correr;
– Inchaço.
O exame é físico e o médico examina, com o paciente na ponta do pé, como está a sensibilidade do tendão e a dor na área. O raio-x auxilia no diagnóstico da artrite e a ressonância magnética mostra a inflamação no tendão.
O tratamento da tendinite de Aquiles é feito com aplicação de gelo, anti-inflamatórios com prescrição médica, repouso e fisioterapia, em alguns casos é indicado o uso de botas imobilizadoras. Caso não funcionem, o médico vai avaliar o quadro para ver se há necessidade de uma cirurgia.
A Fisioterapia Desportiva ou Fisioterapia Ortopédica trabalha com técnicas de alongamentos e exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura, manter ou ganhar amplitude de movimento articular e outros. O fisioterapeuta auxilia o paciente a limitar a prática de atividades físicas ou esporte que possam piorar os sintomas.
A Central da Saúde possui profissionais especializados em fisioterapia domiciliar que atendem pacientes atletas ou não atletas que sofreram uma Tendinite de Aquiles ou alguma outra lesão. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Saúde, entre em contato conosco.