Depois de cinco dias pulando Carnaval sem descansar, é comum os foliões sentirem dores no corpo todo, principalmente nas costas, membros inferiores, braços e ombros. Muitos passam o ano inteiro sem praticar atividade física e no Carnaval querem pular, andar de um lado para o outro e dançar, sem tirar o empurra-empurra dos blocos. Com esses movimentos, a musculatura se contrai e a adrenalina fica a mil, e as dores aparecem após a folia.
Para diminuir as dores musculares e proporcionar a volta ao trabalho, escola e atividades diárias, sem nenhum desconforto, a Central da Saúde preparou algumas dicas de exercícios e alongamentos:
• Exercícios para a coluna:
– Sente-se na ponta do sofá, alinhe os joelhos e o quadril e abaixe o tronco para frente fazendo com que o pescoço fique solto. Assim, as costas ficarão esticadas e as dores na lombar serão aliviadas (Mantenha a posição por 30 a 40 segundos);
– Deite-se no chão. Abrace o joelho e leve-o para o mais próximo possível do peito (Repita o alongamento abraçando um joelho por vez e depois os dois juntos – 20 a 30 segundos cada).
• Exercício para a panturrilha:
– Apoie as duas mãos em uma parede, deixe uma perna à frente da outra de modo com que os dois pés fiquem apontados para a parede. Flexione a perna da frente deixando o joelho de trás esticado e o pé inteiro no chão (Faça três repetições em cada perna – 30 a 40 segundos).
• Exercício para os pés:
– Descalço, posicione o dedão do pé em uma parede pressionando-o. Deixe a perna reta e aproxime o corpo da parede para alongar a fáscia plantar ou planta do pé (Faça três repetições – 1 minuto cada).
• Exercício para o pescoço:
– Posicione um braço para trás na linha do quadril e com a outra mão, puxe o pescoço até o limite sem sentir dor (Faça o movimento para os dois lados – 30 segundos cada).
• Exercícios para os ombros:
– Alinhe a coluna e olhe para frente, mexa os ombros em movimentos circulares (Faça duas repetições, movendo o ombro para frente e depois para trás – 20 vezes cada).
– Flexione os joelhos para não forçar a lombar. Estique um braço, puxe-o pelo cotovelo com a outra mão e olhe para o lado contrário do braço que está sendo puxado (Alterne entre os braços e faça três repetições – 30 segundos cada).
Lembre-se que é importante praticar atividades físicas com frequência e beber bastante água. Os cuidados com o corpo não podem ser só por causa do Carnaval ou das Festas de fim de ano. Em casos de lesões, a fisioterapia atua com exercícios específicos para o tratamento, focando a melhora da qualidade de vida do paciente.