Diabetes gestacional: sintomas, cuidados e tratamentos

A diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer mulher grávida perto do 3º trimestre de gravidez por conta de uma resistência à insulina provocada pelos hormônios da gestação.

Esse tipo de diabetes normalmente desaparece depois do parto, porém é necessário que seja tratado ainda durante a gestação para não apresentar complicações. No artigo de hoje, você vai saber mais sobre a diabetes gestacional, quais são seus sintomas, cuidados e tratamentos. Continue conosco!

Como a diabetes gestacional se desenvolve?

Durante a gravidez, a mulher passa por diversas mudanças em seu equilíbrio hormonal para permitir o desenvolvimento do feto. A placenta é uma importante fonte de hormônios que reduz a ação da insulina, ao contrário do pâncreas que aumenta a produção da insulina. 

Porém, em algumas mulheres, esse processo natural não ocorre e desencadeia a diabetes gestacional. Existem algumas características que elevam o risco de a gestante ter essa complicação, como, por exemplo, histórico familiar de diabetes mellitus, excesso de peso, sedentarismo e hipertensão arterial.

Sintomas da diabetes gestacional

Nem sempre a diabetes gestacional apresenta sintomas, porém em alguns casos é possível notar:

  • Sede constante;
  • Aumento de apetite;
  • Ganho de peso;
  • Infecções urinárias frequentes;
  • Maior vontade de urinar.

O ideal é visitar um profissional da saúde com frequência para que seja solicitado o exame de glicose pelo menos três vezes durante o pré-natal. Se não for diagnosticada e tratada, a diabetes pode acarretar problemas tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o excesso de glicose no sangue atravessa a placenta e chega até o feto.

Como evitar a diabetes gestacional

A diabetes gestacional não é tão simples de prevenir, já que está relacionada às mudanças hormonais durante a gestação, porém o risco do desenvolvimento da doença pode ser diminuído através de:

  • Alimentação rica e variada em nutrientes;
  • Exercícios físicos durante a gravidez;
  • Manter os exames de rotina;
  • Estar no peso ideal antes de engravidar.

Tratamento para a diabetes gestacional

A diabetes gestacional exige um acompanhamento específico, de forma a avaliar sempre as curvas glicêmicas da mulher grávida. Para manter as taxas de açúcar em ordem, deve ocorrer uma mudança nos hábitos alimentares e prática de atividade física.

O uso de medicamentos normalmente só é indicado quando a diabetes é descontrolada e os níveis elevados de glicose no sangue representam alto risco para a grávida e o bebê. 
Você sabia que aqui na Central da Saúde temos o serviço de home care exclusivo para gestantes? Nossos especialistas vão até a casa da futura mamãe para oferecer alguns cuidados necessários para o período: acompanhamento pré e pós parto, massagens específicas, drenagem linfática e muito mais. Entre em contato conosco e saiba tudo sobre esse serviço.

Compartilhe