Algumas pessoas podem ser acometidas pelo Dedo em Gatilho. Essa é um tipo de enfermidade que atinge diretamente o tendão, que fica responsável por mover o dedo. Quando está inflamado, automaticamente o indivíduo fica incapaz de mexer o dedo, ficando este apenas dobrado.
Entre os dedos, o que mais é afetado é o polegar, mas o anelar e o médio também podem sofrer com os efeitos dessa doença. A forma de reduzir seus sintomas pode ser por meio da utilização deles. Entretanto, o inchaço aumenta à medida que os dedos ficam parados durante anoite, ficando cada vez pior pela manhã.
Os sintomas do Dedo em Gatilho incluem dor na base dos dedos ou na palma da mão, endurecimento, dedo dobrado e ao tentar esticá-lo pode-se ouvir um estalido doloroso parecido com um gatilho, entre outros.
Entre as causas para sua ocorrência estão a realização de atividades repetitivas, a genética, pessoas que estejam com diabetes, mas também há situações em que a causa é desconhecida, ou seja, a pessoa pode estar fora de todas essas causas e mesmo assim apresentar o Dedo em Gatilho.
Fisioterapia para Dedo em Gatilho
O quadro clínico influenciará no tratamento de pessoas que estejam com Dedo em Gatilho. A intervenção do Fisioterapeuta se fará necessária em casos leves. O profissional realizará uma sequência de exercícios e massagem que o paciente poderá realizar em casa, para promover a melhora no dedo afetado.
Os exercícios para Dedo em Gatilho servem para fortalecer os músculos responsáveis por esticar a mão e os dedos, manter a mobilidade e aliviar o inchaço e a dor. Dependendo da situação, o paciente terá de ficar em repouso por alguns dias, com a finalidade de evitar atividades manuais repetitivas e que necessitem de esforço.
Para saber mais como os profissionais da Central da Saúde auxiliam pessoas com Dedo em Gatilho você pode entrar em contato conosco. Os fisioterapeutas realizam tratamento em domicílio com a finalidade de preservar o conforto e a comodidade de seus pacientes.