A fraqueza muscular pode ser definida pela força diminuída nos músculos, podendo atingir vários músculos ou, às vezes, apenas alguns. Existem inúmeras causas da fraqueza muscular, as principais são:
- Doenças musculares: Pessoas portadoras de distrofia muscular de Duchenne, dermatomiosite, distrofia muscular de Becker e distrofia miotônica.
- Problemas psicológicos: Sintomas de imaginários, depressão, histeria, síndrome da fadiga crônica e fibromialgia.
- Doenças metabólicas: Hiperparatireoidismo, baixo nível de potássio ou sódio, doença de Addison e tireotoxicose.
- Causa neurológica: Paralisia de Bell, esclerose amiotrófica lateral, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral (AVC), poliomielite, e neuropatia diabética.
Outras condições de saúde também são classificadas como a causa da fraqueza muscular, como anemia, poliomielite e miastenia grave.
Os sintomas da fraqueza muscular são:
- Fraqueza em partes distintas do corpo ou em uma área maior.
- Fraqueza muscular que permanece durante muito tempo.
- Fraqueza muscular inesperada, especialmente se for afetado somente uma área do corpo.
- Fraqueza muscular imprevisível após uma doença viral.
Para saber a causa específica da fraqueza muscular é importante a realização de um exame clínico completo, incluindo o exame neurológico. Se o paciente apresentar fraqueza muscular exagerada e não estar associado a esforço físico ou infecções agudas, o indivíduo deve procurar um especialista imediatamente para uma melhor avaliação e tratamento.
A Central da Saúde possui atendimento domiciliar para casos de fraqueza muscular. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Saúde, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!