Através das cinco substâncias vitais, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) consegue harmonizar o nosso organismo e retirar todas as impurezas que atrapalham o bom funcionamento. O Qi, Shen, Xue, Jing e Jinye constituem a base material para as atividades fisiológicas de Zang-Fu (órgão e vísceras).
A energia se divide em dois. Um deles tem a conotação de uma substância essencial para o nosso corpo produzindo funções opostas, como Ying Qi (Qi nutritivo), Qi (ar) de respiração, entre outros. Porém, indica algumas atividades funcionais de Zang-Fu e dos tecidos, por exemplo, o Qi dos Zang-Fu, o Qi dos Canais, etc.
Os dois se ligam e se relacionam, o primeiro a base material do segundo e este depende da decorrência do primeiro para seu funcionamento.
Divisão de Qi no corpo:
- Yuan Qi – energia original, é a Essência (Jing) em forma de Qi, estimula e impulsiona as atividades vitais do organismo.
- Qing Qi – energia do céu, responsável pelo ar.
- Xie Qi – energia perversa.
- Gu Qi – energia dos alimentos cria uma fase de transformação do que ingerimos em Qi.
- Zheng Qi – energia verdadeira é a união do Ying Qi com Wei Qi.
- Ying Qi – energia de nutrição, encontrado predominantemente no interior do organismo, é a principal energia de circulação nos Canais Principais.
- Wei Qi – Qi de defesa predomina no exterior do organismo, tem a função de proteger e aquecer o corpo, além de controlar os poros, transpiração e lustro dos pelos.
- Zhong Qi – energia do tórax, ela nutre o Coração (Xin) e o Pulmão (Fei), promove a respiração e os batimentos cardíacos.