Problemas de saúde mais comuns no verão (e como se prevenir)

Já publicamos aqui em nosso Blog, um artigo sobre as doenças mais comuns na época da primavera. Agora, chegou a vez de conhecer os problemas mais comuns associados ao período do verão. Estas são estações do ano tidas como alegres e divertidas, mas que também podem ocasionar algumas inconveniências à saúde se não houver prevenção.

O verão é esperado com bastante expectativa devido à alta recreação em praias e piscinas, unida aos dias mais longos e ensolarados. E é exatamente a união de fatores que ocorrem nestes dias como, a maior exposição ao sol, à água, ao calor excessivo e o aumento do suor que podem resultar em algumas doenças e mal estar, comprometendo a animação das pessoas.

Porém, com os cuidados necessários, é possível minimizar as chances de contrair esses problemas e não deixar que atrapalhem o bem-estar de sua família, garantindo a diversão nas férias de verão.

Dengue

Problemas de saúde mais comuns no verão (e como se prevenir)

Este talvez seja o alerta de maior preocupação dos últimos anos. As doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são: Febre Amarela, Dengue, Zica e Chikungunya; e ao sinal de seus sintomas, busque atendimento médico para o devido tratamento e cura.

Os sintomas são: febre alta, dor de cabeça, nos olhos e no corpo (muscular), inchaço nas articulações, manchas avermelhadas na pele e coceira. A pessoa pode apresentar também tontura, náuseas e diarréia.

Estes insetos se proliferam devido aos dias quentes e chuvosos, por isso elimine qualquer água acumulada em recipientes como vasos de plantas, pneus sem uso e caixas d’água sem tampa. Estes são os lugares que se transformam em grandes criadouros para eles.

Queimaduras

A alta exposição ao sol pode causar queimaduras de até segundo grau, daquelas que surgem bolhas na pele, dependendo da intensidade. Mesmo as queimaduras simples, podem causar vermelhidão, desidratação, ardência e dores, e posterior descamação.

Pode causar ainda, fitofotodermatoses, que são as queimaduras, ou manchas escuras, que aliam a exposição ao sol junto do contato com frutas cítricas, como o limão. Em casos graves, podem surgir bolhas e só pode ser tratado com instruções médicas.

Portanto, lave muito bem as mãos ou qualquer parte do corpo que ficar exposta a estas frutas, use o protetor solar, procure ir à praia ou piscina em horários de menor incidência dos raios UVA e UVB – até às 10 horas da manhã e após às 16 horas da tarde -, e utilize uma loção hidratante após o banho.

Desidratação

Problemas de saúde mais comuns no verão (e como se prevenir)

Neste período o corpo tende a perder mais líquido, por conta do suor ao calor excessivo. Ainda que haja maior contato com o mar ou piscinas, o fator que causa a desidratação é a falta de líquido no organismo, e não fora dele.

A desidratação atinge em maior grau, pessoas idosas e crianças devido às fragilidades naturais da idade. Ela causa diarréia, irritabilidade e moleza no corpo; deixa ainda, a pele ressecada, causando descamação, secura na boca, nas mucosas e nos olhos. Quando perceber esses sintomas é indicado procurar por um médico.

O autocuidado deve ser em torno da ingestão de no mínimo três litros d’água por dia, muitas frutas e legumes como melancia, melão, laranja, tomate, pepino e alface.

Insolação

Ficar exposto ao sol ou mesmo ao reflexo dele na areia da praia, é possível ter insolação. Esta sensação ruim pode causar febre alta, fraqueza no corpo, náuseas, vômitos e diarréia. Para evitar, se proteja usando protetor solar de hora em hora, bonés ou chapéus, beber bastante água, não se expor nos horário de sol à pino, entre 10h e 16h, buscar sobra sempre que possível.

Micoses

Problemas de saúde mais comuns no verão (e como se prevenir)

As micoses surgem devido a proliferação de fungos em lugares quentes e úmidos, como nas virilhas, axilas, pescoço e entre os dedos dos pés, lugares onde transpiramos com maior facilidade, e também pelo maior contato com a água.

As micoses mais comuns são a frieira, pé-de-atleta e dermatofitose. Surgem manchas brancas ou avermelhadas e brotoejas na pele, podendo haver coceira, descamação, incômodos e irritação. Nestes casos, procure um médico dermatologista para o tratamento necessário.

Para evitar, mantenha sua pele seca, principalmente nestas regiões; ao sair do mar ou piscina, enxugue bem o corpo todo com uma toalha limpa e seca, se possível, troque a roupa de banho, buscando usar algo seco; e prefira usar roupas de algodão.

Prestando atenção às medidas de prevenção, você, sua família e amigos vão aproveitar bastante o Verão 2019, sem riscos de adquirir qualquer doenças. Desfrute!!

Compartilhe