Massagem para Gestantes e Puérperas

A realização de massagem em gestantes e puérperas alivia dores e desconfortos que podem surgir nos períodos pré e pós-parto devido às mudanças hormonais do organismo e também ao aumento de peso por conta da barriga.

Para os fetos, esse procedimento também têm benefícios, pois estimula a circulação de sangue, garantindo que os bebês recebam nutrição e oxigênio para se desenvolver com saúde.

Quando é possível começar a fazer massagem em gestantes?

É recomendado que as gestantes esperem o 3º mês de gravidez para dar início às sessões de massagem,  pois antes disso o feto ainda não conseguiu se fixar no útero da mãe. Para as puérperas, é recomendado retomar as sessões somente após 1 ou 2 meses depois do parto.

Existem contraindicações para massagem em gestantes?

Massagens durante a gravidez devem ser evitadas ou feitas sob acompanhamento médico caso a gestação seja de risco, a mãe tenha perdido sangue ou líquido amniótico, ou apresente problemas como pressão alta descontrolada, trombose e insuficiência renal.

Como é feita a massagem em gestantes e puérperas?

Nem todos os tipos de massagens e posições são indicadas para gestantes e puérperas, porque alguns exercícios, manobras e movimentos podem levar a um quadro abortivo ou ao parto prematuro. Por isso, é fundamental procurar profissionais qualificados.

Quais tipos de massagens são recomendadas para gestantes?

As massagens indicadas para gestantes são:

  • Relaxantes, para desfazer pontos de tensão na musculatura; 
  • Reflexologia, que estimula pontos no pé para refletir efeito em outras partes do corpo;
  • drenagem linfática, com o intuito de estimular o sistema linfático;
  • Massagem no períneo, para fortalecer os músculos da região para o momento do parto;
  • Massagem cicatricial ou redutoras pós-parto, pois ajudam na recuperação do corpo após o parto.  

Quais são as melhores posições para fazer massagem em gestantes?

A posição mais recomendada para grávidas receberem massagem é deitada de lado, já que, assim, não será feita nenhuma pressão no útero ou nas mamas da gestante — o que pode ocorrer caso ela fique de bruços.

Quais são os cuidados essenciais que se deve ter em uma sessão de massagem para gestantes?

Como cuidados essenciais com a prática de massagem em gestantes deve-se atentar a duração da sessão, que deve ter, em média 40 minutos, e a frequência, podendo ser realizadas até 2 consultas por semana, no máximo


Além disso, alguns pontos não devem ser estimulados porque podem gerar contrações uterinas, sendo ela a parte interna dos joelhos, os tornozelos e a posição mediana entre o polegar e o indicador.

Benefícios da massagem para gestantes e puérperas

A massoterapia pode auxiliar no relaxamento de gestantes e puérperas em todas as fases da gravidez.

Pré-parto e gravidez

Durante o parto

Pós-parto e puerpério

Depoimentos de quem já foi atendido a domicílio pela Central da Saúde

4,9 de 5 é a nota que os nossos clientes e pacientes atribuem ao nosso atendimento e tratamento domiciliar.

Sobre a Central da Saúde

Desde 2011, a Central da Saúde promove o home care no Brasil. Somos a primeira empresa a atuar no ramo de atendimento domiciliar no país!

Passamos a ofertar serviços voltados ao bem-estar na gestação a partir do nosso desejo de oferecer às futuras mamães todo apoio e cuidados necessários para este período, proporcionando comodidade, segurança e adaptabilidade à rotina.

Visando a evolução saudável da gestação ao longo dos meses, buscamos proporcionar às mamães e aos seus bebês qualidade de vida durante a gravidez e no pós-parto da forma em que somos melhores: prestando serviço de qualidade em domicílio, respeitando os limites de nossas pacientes e a ética profissional. 

Entendemos a responsabilidade que nos é confiada neste momento, por isso realizamos nosso trabalho com muita responsabilidade e dedicação. Nossa meta é o seu bem estar em todas as etapas dessa nova fase da sua vida!

Por que escolher a Central da Saúde?

Perguntas frequentes sobre massagem para gestantes e puérpera

A massagem domiciliar é segura para gestantes?

Massagens são seguras para gestantes desde que liberadas pelo seu médico de confiança e realizadas por profissionais especialistas.

A massagem para gestantes dói?

O propósito da massagem em gestantes é gerar conforto e relaxamento, portanto, de modo geral, não deve doer.

Quais áreas do corpo são tratadas durante uma sessão de massagem para gestantes?

Normalmente, costas, ombros, pernas e pés, mas pode ser personalizada de acordo com as preferências da gestante. Porém, de modo geral, evita-se a região da barriga.

Posso receber massagem domiciliar se tiver alguma condição médica específica durante a gravidez?

Em casos de gravidez de risco ou de gestantes com determinadas condições médicas, a massagem não é recomendada. Por isso, antes de dar início ao tratamento é fundamental consultar o seu médico. 

A massagem domiciliar é segura após o parto?

Sim, mas deve-se esperar, ao mínimo, de 1 a 2 meses antes de retomar as sessões, que devem ser adaptadas para atender às necessidades pós-parto da mulher, como recuperação muscular e relaxamento. Consulte o médico antes de iniciar.

Os terapeutas de massagem domiciliar são certificados e especializados em gestantes?

Todos os profissionais na nossa base passam por uma análise completa das suas formações, especializações e antecedentes. Quando você solicita uma consulta conosco, avaliamos qual terapeuta está mais alinhado para atender às suas necessidades.