O pescoço é o membro que liga a cabeça ao tronco, muito importante por possibilitar a comunicação entre o corpo e o cérebro, além de ser o responsável por suportar o peso da cabeça. É constituído por músculos e ossos e, garante as mais diversas variações de movimentos.
Considerada uma fratura grave, a região do pescoço está vulnerável a sofrer uma fratura ou lesão, que pode ocorrer em práticas esportivas, quedas, acidentes envolvendo automóveis e/ou motocicletas.
Os sintomas mais comuns de uma fratura no pescoço são:
– Dores;
– Fraqueza e/ou paralisia;
– Dormência;
– Dificuldades respiratórias;
– Alterações no sistema nervoso central.
Por ser sensível, uma fratura nesta região pode ser paralisante e, dependendo do grau da lesão, fatal. A imobilização é essencial para a recuperação e evitar complicações, sendo necessária, em alguns casos, uma intervenção cirúrgica. Uma lesão no pescoço pode atingir o sistema nervoso, o que causa a perda dos sentidos.
O tratamento pela Fisioterapia Ortopédica é fundamental no pós-cirúrgico e aplicará exercícios e alongamentos para buscar estabilizar e fortificar os músculos do pescoço, além de ser responsável por:
– Aliviar dores;
– Prevenir lesões;
– Relaxar;
– Fortificar os músculos;
– Garantir a flexibilidade.
A Central da Saúde realiza atendimento em pacientes que sofreram uma fratura no pescoço e/ou no pós-operatório. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Saúde, entre em contato conosco.